Grand Theft Auto Liberty City Stories

Grand Theft Auto: Liberty City Stories é um jogo da série de jogos de computador e Video jogos Grand Theft Auto. Foi lançado originalmente para o videojogo portátil PlayStation Portable. Mais tarde, o jogo foi lançado também para a consola PlayStation 2.

É o nono jogo da série Grand Theft Auto, e tem lugar na cidade fictícia de Liberty  City, inspirada em Nova Iorque, no ano de 1998. Desta vez, o jogador entra na pele do mafioso Toni Cipriani.

Grand Theft Auto: Liberty City Stories mantém as mesmas características que os jogos anteriores na série. Mas este possui um diferencial: ele é um stories de Grand Theft Auto III. Ou seja, um jogo que leva o jogador a conhecer o passado de GTA III, mais precisamente focado na Mafia, que acabou em GTA III após Claude (personagem principal) acabar com os chefes dela, incluindo o mais poderoso deles, Salvatore Leone.

Só que em Grand Theft Auto: Liberty City Stories, o jogador pode conhecer o passado de tudo isso. Aqui a maioria das pessoas poderosas de GTA III não estão com nada na cidade, incluindo em parte a própria Máfia. Por isso, a história acaba sendo mais uma expansão retrógrada do próprio GTA III, herdando até alguns dos seus contras mais graves. Talvez por isso, muitos não aprovam o jogo.